quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PORQUE OS BONS NÃO GOSTAM DE EXERCER PODER SOBRE AS PESSOAS?

JUÍZES.9:7-15

Essa parábola foi contada aos homens de Siquém por Jotão,filho mais novo de Gideão e único sobrevivente do massacre de seus setenta irmãos por Abimeleque seu outro irmão. É uma profecia em forma de parábola uma vez que se cumpriu.

Essa parábola nos leva a refletir nos nossos dias atuais e ver a qualidade de nossos políticos que exercem poder sobre o povo.
Todos procuram se apresentar nos períodos eleitorais com toda sorte de promessas e fantasias eleitoreiras. Porem sabemos que são um tipo de gente indigna de confiança, principalmente aqueles que já tiveram a oportunidade de mostrar o seu deserviço para a sociedade atravez das suas desonestidades.São um povo dissimulado,lobos travestido de ovelhas buscando,não um interesse coletivo, mas sim individual e familiar.

É interessante que quando Jatão contou sua parábola para o povo, ele fez questão de usar as árvores de maior valor e destaque para o povo da época. A resposta de todas as árvores foram unânimes, NÃO.

A PRIMEIRA ÁRVORE, A OLIVEIRA.

Veja qual foi sua resposta.Jz.9:8,9.
Foram certa vez as árvores a ungir para se um rei, e disseram à oliveira:Reina sobre nós.Porém a oliveira lhes respondeu:Deixaria eu o meu óleo, que Deus me deu e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores?

A oliveira é uma das árvores mais valiosas na Palestina.Uma árvore adulta produz anualmente meia tonelada de óleo.O óleo proporcionava a luz artificial(êxodo.27:20)e era usado como alimento, sendo também um ingrediente da oferta de manjares. O fruto também era comido, e a madeira, usada em construção(1ºReis.7:23,31,32.)As folhas da oliveira simbolizam paz.
Eis ai o motivo de a oliveira ter rejeitado sua candidatura.

A SEGUNDA ÁRVORE, A FIGUEIRA.

Veja qual foi a sua resposta.Jz.9:10,11.
Então disseram as árvores a figueira:Vem tu e reina sobre nós.Porém a figueira lhes respondeu:Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores?

A figueira, famosa por sua doçura, era também altamente apreciada.Seu fruto era muito consumido, e seus ramos frondosos forneciam um excelente abrigo(1ºSm.25:18)

Será porque os homens lutam tanto para exercer poder sobre os outros?

A TERCEIRA ÁRVORE, A VIDEIRA.

Veja qual foi a sua resposta.Jz.9:12,13.
Então disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós.Porém a videira lhes respondeu:Deixaria eu o meu vinho, que agrada a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores?

A videira era igualmente estimada por causa dos seus imensos cachos de uvas, que produziam o vinho, grande fonte de riqueza na Palestina.(Nm.13:23)Sentar-se debaixo da própria figueira ou videira era uma expressão proverbial que denota paz e prosperidade.(Mq.4:4)

A QUARTA ÁRVORE, O ESPINHEIRO.

Veja qual foi a sua resposta.Jz.9:14,15)
Então todas as árvores disseram ao espinheiro:Vem tu, e reina sobre nós. Respondeu o espinheiro às árvores:Se deveras me ungis rei sobre vós, vinde, se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano.

O espinheiro é um poderoso arbusto que cresce em qualquer solo. Não produz frutos valiosos, e sua árvore da mesma forma, não serve de abrigo. Sua madeira é usada pelos habitantes como combustível.Essa árvore representava esatamente a natureza de Abimeleque ao reinar sobre o povo; o que de fato aconteceu, diante de sua crueldade.
Gostaria que você tirasse suas próprias conclusões a respeito desse texto e fizesse sua comparação com a política atual.
Até o cedro sofreu ameaça do espinheiro.V15b.O cedro,a maior de todas as árvores bíblicas, era famos por sua notável altura,pois muitas vezes media 37 m de altura e 6 m de diâmetro."quando o justo governa o povo se alegra, porém quando o perverso reina o povo geme"

Não quero dizer que não exista pessoas honesta na política.Porém esses são uma minoria massacrada pelos donos do poder que se negam a deixar seus tronos.
Pense bem, ninguém é capaz de escolher um bom político honesto; pois só Deus conhece o coração do homem.
Ao que parece,pela resposta das árvores, se elas deixassem seu estado natual para reinar, elas perderiam a sua utilidade perante Deus e os homens.Isso é que me chama atenção:a quantidade de pessoas honestas que um dia foram útil a sociedade, e que ao entrarem na política perderam: o valor,o sabor, o lugar e a honra.(Mt.5:13)
Devemos orar para que, aqueles que um dia vierem exercer poder sobre essa nação, sejam homens segundo o coração de Deus.
Você ainda se lembra de quantos políticos"cristãos"estiveram envolvidos com roubo de dinheiro público, ou que dele fizeram mau uso?

Um grande abraço.

Pastor Paulo, simplesmente um servo.

Participe,comente e divulgue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário