segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM OUVINTE

Você é um bom ouvinte? Certamente você responderá que sim, isso é natural a todas as pessoas. Ouvir nunca foi uma coisa tão fácil como muitos pensam, por isso uma pessoa quando sabe ouvir primeiro, para depois agir, é tida como uma pessoa sábia.

PROVÉRBIOS.18:v13. Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.

Você já observou que nem sempre nós nem sequer sabemos o que os outros vão dizer, e
já estamos prontos para lhes dá respostas?

TIAGO.1:v19. Sabeis estas cousas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir,tardio para falar,tardio para se irar.

Se você respondeu que é um bom ouvinte, quero te parabenizar pela sua resposta. Porém vamos ainda passar pelo teste do bom ouvinte.


1. VOCÊ OUVI COM ATENÇÃO?

A palavra atenção significa: Aplicação da mente em alguma coisa, concentração, meditação,vigilância e cuidado.

Se você passou por esse primeiro teste parabéns

PROVÉRBIOS.16:v20. O que ATENTA para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor esse é feliz.

JEREMIAS.11:v3. Dizei-lhes: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Maldito o homem que não ATENTAR para as palavras desta aliança.

Você já percebeu o quanto é difícil as pessoas prestarem atenção a alguma coisa? A menos que lhes interesse. Principalmente na igreja. São pessoas conversando, atendendo ao telefone, brincando com criança, são sem atenção o tempo todo,etc.


2. VOCÊ OUVI COM INTERESSE?

A palavra interesse significa: Proveito, ganho, empenho, grande diligência, simpatia e atrativo.

Se você passou por esse segundo teste, eu que te dizer: Olha você está indo muito bem.

APOCALIPSE.1:v3. Bem aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escrita, pois o tempo está próximo.

Hoje é muito difícil prender atenção de alguém, a menos que seja um assunto que venha interessar ao ouvinte. Não é por acaso que hoje as propaganda são tão apelativas, esatamente pelo motivo de que as pessoas não tem muito interesse em certos assuntos.

E você, qual tem sido a seu nível de interesse pela palavra de Deus? Está percebendo que ouvir não é tão fácil como se pensa?



3. VOCÊ OUVI COM DESEJO DE COMPREENDER. PARA SE OUVIR BEM DEVE SE OUVIR COM COMPREENSÃO.

Compreensão significa: Perceber as intenções de quem fala, e ter entendimento do que se ouvi.

É comum você terminar um estudo, uma pregação, e no final as pessoas não terem compreendido o assunto, ou o tema abordado. Jesus sempre teve a preocupação com as pessoas entender o que ele pregava. Não basta só o ouvir é preciso que se compreenda o que está sendo dito.

MATEUS.13:v19. A todos os que ouvem a palavra do reino, e não COMPREENDEM, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no coração. Este é o que foi semeado á beira do caminho.

Você percebeu que, para Satanás não tirar de nós a palavra, a única forma é: compreender o que está sendo dito.

LUCAS.10:v26 Então Jesus perguntou-lhe: O que está escrito na lei? Como interpretas?

E ai, como você está indo no teste? Bem? Meus parabéns.

Você é aquele crente que quando entra na igreja compreende o que está sendo pregado? Se você já chegou até aqui, tá ótimo!


4. VOCÊ OUVI COM O CORAÇÃO?

Isso equivale perguntar a você se você ouve profundamente, com a mente desarmada, com o coração desprovido de armas para se defender. São desses ouvintes que Cristo gosta, não de ouvintes artificiais.

TIAGO.1:19 Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois seja pronto para ouvir, tardia para falar, tardio para se irar.

Só quem ouvi com o coração, tem a capacidade de compreender as coisas que são de Deus.

MATEUS.13:V15 Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos; para suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, ENTENDAM COM O CORAÇÃO, se convertam e sejam por mim curados.

Davi era um homem que ouvia com o coração, é tanto que ele dizia: GUARDO A TUA PALAVRA NO MEU CORAÇÃO, PARA NÃO PECAR CONTRA TI. SALMOS.119:V11

Como você está indo no teste? Que bom.



5. VOCÊ OUVE COM FÉ.

Não existe pior ouvinte que aquele que ouve a palavra sem fé.

Veja o resultado de se ouvir a palavra com fé.

ATOS.14:V9,10 Esse homem ouvia Paulo falar,que fixando nele os olhos e
vendo que possuía fé para ser curado, disse-lhe em alta vós: Apruma-te direito sobre os teus pés. Ele saltou e andava.

HEBREUS.4:V2 Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé, naqueles que a ouviram.

Observe a declaração que o escritor sagrado faz: Aquele povo ouviu a palavra porém, não tiraram proveito algum, porque não ouviram com fé.

Meu irmão, são essas as cinco características de um bom ouvinte. Se você passou por esse teste, quero ti parabenizar porque de fato você é um bom ouvinte. Mas se você falhou em algum, não desista porque Deus ti fará um ouvinte excelente.

Deus te abençoe e até a próxima.

Abraço Pastor Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário