terça-feira, 27 de janeiro de 2009

VIGIAI

Em MARCOS.13.V37 o Senhor nos dá uma palavra muito importante principalmente para os nossos dias;O que, porém ,vos digo,digo a todos;VIGIAI!

É comum essa palavra em nosso dia-a-dia.Mas mal interpretada,ou mal entendida.Pelo fato de vermos as pessoas agirem ao contrário do que nos foi ensinado por Jesus. Quando o Senhor disse que deveríamos vigiar,certamente Ele conhecia todos os perigos da época, como também os do momento em que estamos vivendo.E quando foi dito para vivermos vida de vigilância,não foi dito apenas para algumas pessoas,mas sim para todos.O QUE,PORÉM,VOS DIGO,DIGO A TODOS;VIGIAI.

VIGIAR:No sentido denotativo da palavra,significa:estar atento,preparar,aprontar,estar acordado,velar,cuidar precaver-se e acautelar-se.

Na vida espiritual,é preciso que entendamos também que vigiar,vai muito além do que é visível,é preciso conhecer o tempo,os sinais e as manifestações de um ser chamado Satanás,que por sinal,é o nosso maior inimigo e de onde vem todas as ciladas para nos desfocar de Deus.

Se o Senhor disse que demos vigiar,é porque estamos rodeados de perigo.E quais são esses perigos?

1.O PERIGO NA FALTA DE ORAÇÃO.

Em MATEUS.26.V41 esta escrito:VIGIAI E ORAI PARA QUE NÃO ENTREIS EM TENTAÇÃO...Quando eu deixo de orar,também deixo de vigiar,pois toda vigilância começa com oração.Se não, Jesus teria dito apenas para vigiarmos.E não vigiai e orai

LUCAS.18.V1, fala do DEVER de orar SEMPRE e nunca esmorecer.
ROMANOS.12.V12,...PERSEVERAI na oração;
1TESSALONICENSES.5.V17,Orai sem cessar.

Por isso eu posso dizer que um dos maiores perigo que a igreja corre,não é por parte dos de fora,e sim por parte dos que estão despreocupados com respeito a vida individual e coletiva de oração.A igreja perseverava em oração.ATOS.2.V42;ATOS.12.V5

2.O PERIGO PELO DESINTERESSE DO ESTUDO DA PALAVRA.

Se você deseja conhecer verdadeiros seguidores de Cristo,vá á igreja, não aos domingo á noite,mas sim pela manhã na escola bíblica dominical.

Nunca foi visto em todo tempo um desinteresse tão grande pela palavra, como nos últimos dias em que estamos vivendo.Hoje os púlpitos estão sendo mais usados como a boca de um caixa de banco, do que um lugar onde se deveria chamar as pessoas ao arrependimento.Usei a conotação caixa de banco, porque o que vemos em muitos púlpitos hoje,é um chamado apenas para: ou saque,ou para deposito.E nunca para arrependimento ou salvação.

Em TIMÓTEO.4.V3 Paulo usado por Deus já havia previsto o grande desinteresse por parte do povo pela pela palavra de Deus. Porque em que não sofrerão a sã doutrina;mas,tendo comichão nos ouvidos,amontoarão para se doutores conforme as suas próprias concupiscência.

ROMANOS.10.V16,Mas nem todos obedecem ao evangelho;...

Veja o que representa a palavra de Deus para nossas vidas:

a.Luz e lãmpada.Salmos.119.v105
b.Proteção contra o pecado.Salmos 119.v9,11
c.O único meio de se alcançar a santificação.João.17.v17
d.O único meio de se obter a fé.Romanos.10.v17
e.A água que limpa o homem.João.15.v3
f.O poder de Deus para salvação de quem crer.Romanos.1.v16

Faltaria espaço para colocar tudo quanto a palavra de Deus é para o homem.Porém, como já não se acredita mais na palavra,outros meios fraudulentos tem tomado seu lugar nos púlpitos.Ao invez da palavra, tem-se dado a rosa,o óleo,o sabonete,a terra,o sal grosso,os pedaços das gravatas dos pastores,o banho de descarrego,o insenço,fora todas as porcariadas que tantos indouto e inconstantes tem levado para suas casas em nome da fé.Bem disse o profeta de Deus: O MEU POVO ESTÁ SENDO DESTRUÍDO PORQUE LHE FALTA O CONHECIMENTO...OSÉIAS.4.V3.Porém o profeta chama o povo a que: CONHEÇAMOS,E PROSSIGAMOS EM CONHECER AO SENHOR:COMO A ALVA A SUA VINDA É CERTA;E ELE DESCERÁ SOBRE NÓS COMO A CHUVA, COMO CHUVA SERÔDIA QUE REGA A TERRA.(OSÉIAS.6.V3)


3.O PERIGO DA DESCARACTERIZAÇÃO DA SANTIDADE ATRAVÉS DA CORRUPÇÃO DOS ÚLTIMOS DIAS.

Paulo descreve com todos os detalhes as características dos homens dos últimos dias.

2TIMÓTEO.3.V1-5. Não é difícil encontrar pessoas assim dentro da igreja.

Sabe,porém,isto;que nos últimos dias sobre virão tempos trabalhosos;porque haverá homens egoístas,avarentos,desobedientes aos pais,presunçosos,arrogantes,blasfemos,ingratos,ímpios,sem amor pela família,irreconciliáveis,inimigos do bem,traidores,precipitados,soberbos,mais amigos prazeres do que amigos de Deus,tendo aparência de piedade mas negando o seu poder.Afaste-se desses também.

4.O PERIGO DA AVAREZA.

Poucas pessoas hoje tem buscado a Deus com o desejo de uma maior aproximação com o Senhor.O que vemos hoje,é uma multidão de pessoas correndo atrás apenas de seus próprios interesses.

1TIMÓTEO.6.V7-10,Porque nada trouxemos para este mundo manifesto é que nada podemos levar dele,tendo, porém,sustento e com que nos cobrirmos,estejamos com isso contentes.Mas os querem ser ricos caem em tentação, e em laços,e em muitas concupisciências loucas e nocivas,que submergem os homens na perdição e ruína.Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males;e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmo com muitas dores.Ainda MATEUS.13.v22

5.O PERIGO DO ESFRIAMENTO DO AMOR.

MATEUS.13.V12; E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará.

Por acaso existe algo mais importante que o amor na vida de uma pessoa?Mas é algo que esta ficando cada dia mais escasso dentro da igreja.É comum ver um irmão falar e maltratar o outro com a maior naturalidade.(LEIA A PRIMEIRA CARTA DE JOÃO.)


6.O PERIGO DA DESONESTIDADE,CORRUPÇÃO E CONFORMISMO COM O MUNDO.

ROMANOS.12.V2.E não vos conformeis com este mundo,mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento,para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Quando Paulo fala para não se conformar com esse mundo, ele esta dizendo para não tomar-mos a forma desse sistema mundano.

Hoje se tornou difícil diferenciar muitos dentro da igreja, com aqueles que vivem no mundo;no vestuário, no falar, nos negócios e por ai vai.

7.O PERIGO DA FALTA DE SANTIDADE.

1TESSALONICENSSES.5.V22,23,Abstendi-vos de toda aparência do mal.E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito,e alma,e corpo sejam plenamente conservados irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

HEBREUS.12.V14,Segue a paz com todos e a santificação,sem a qual ninguém verá o Senhor.

1PEDRO.1.V15,16.Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,porquanto está escrito;Sede santos, porque eu sou santo.

Dentre esses e outros perigos que nos cerca,tudo que devemos fazer é vigiar.

DEUS TI ABENÇOE E ATÉ A PRÓXIMA.

Abraço pastor Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário